quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Santana Lopes vs. Mourinho

Santana Lopes abandonou ontem um debate na SIC Noticias por ter sido interrompido por um directo sobre a chegada de Mourinho ao Aeroporto de Lisboa.

A reacção telavez tenha sido exagerada, mas pode ser que tenha um efeito de lançar a discussão sobre a realidade do nosso jornalismo televisivo.

Lembro-me de telejornais na RTP1 em que a duração era de 30 minutos. A informação essencial era dada e o desporto só chegava lá pelas 20.25h.

Hoje temos telejornais de 90 minutos, onde 2/3 são constituídos por informação tipo "encher chouriços", directos que nada acrescentam, informações irrelevantes, sensacionalismo bacoco e comentadores da treta.

E o poder dos media já é tão grande que quem quiser ser notícia a sério, tem que fazer uma declaração logo a seguir Às 20h! Caso o faça pelas 19h, terá direito a uma peça de 2 minutos... assim, enquanto não disser o fundamental da sua mensagem, terá o seu tempo de antena... que poderá demorar longos minutos.

José Mourinho deu uma entrevista na semana passada perto das 19h a vários órgãos de informação e como não tiveram tempo de montar a peça, a SIC transmitiu a entrevista na integra das 20h às 20.25h!!!

A submissão de todos às directrizes dos mass-media é impressionante e inquitante.

Os órgãos de informação é que lideram a agenda política em Portugal. E ninguém se opõe.

Criam heróis e destroem-nos com a mesma facilidade.

Por tudo isto, pode ser que a atitude de Pedro Santana Lopes ponha o País a reflectir.
Infelizmente, penso que se vão centrar na episódio em si, nos seus antecedentes mediáticos, que ele pretende é protagonismo, etc.

É o País que temos...

Sem comentários: